Correio Popular Notícia




Prefeitos discutem realinhamento do Fitha

Data da notícia: 22/02/2013
Foto:

(Da Redação) O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente da Assembléia Legislativa, se reuniu nesta semana com o prefeito de Mirante da Serra e presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Vitorino Cherque (PMDB), e o prefeito de Buritis, Toninho Correia (PMDB).

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130222-132.jpg[/IMG] Em pauta, a possibilidade de mudanças e realinhamento do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (Fitha). ?Os municípios utilizam esses recursos do Fitha para a melhoria das estradas vicinais e os prefeitos querem que seja feito por parte do Governo, um realinhamento do Fundo, que passaria a dar mais apoio ainda nas ações que as prefeitura executam?, explicou Maurão.
Vitorino Cherque declarou que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), responsável pelo repasse dos recursos do Fitha, estuda mudança no Fundo. Em 2012, o Governo destinou R$ 27,5 milhões do Fitha aos 52 municípios. ?Os recursos são utilizados para a contratação de maquinário para a manutenção de estradas; compra de máquinas, manutenção, aquisição de combustível e peças e outros serviços. Apostamos no realinhamento, para que sejam ampliados os serviços que as prefeituras realizam nas vicinais?, completou o presidente da Arom.
Já Toninho Correia destacou a importância dos recursos do Fitha para os municípios e disse que as prefeituras enfrentam dificuldades para cuidarem da malha viária. ?Tem municípios com uma extensa rede de estradas vicinais e o custo para a sua manutenção é enorme. Daí a necessidade de uma revisão no Fitha?, explicou. O vereador de Buritis, Lima (PSDB), também participou do encontro.

REPASSE - O prefeito de Mirante aproveitou para sugerir que a economia de recursos que a Assembléia realizar no exercício de 2013, seja repassada aos municípios, para a aquisição de tubulação para bueiros, em substituição às pontes de madeira. ?As prefeituras não tem como construir pontes de concreto e não pode retirar madeira para pontes. A saída é a construção de bueiros e galerias de concreto?, arrematou. Ao final, o deputado discutiu com o presidente da Arom a realização de um grande encontro, no formato de audiência pública, envolvendo prefeitos, vereadores, deputados estaduais, bancada federal, Governo do Estado e demais poderes. Com informações da ALE.

Fonte:






Noticia vista 1358 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.